08 de outubro de 2019

Confira quais procedimentos seguir quando o código de rastreio Entenda como funcionas as entregas da Dotzcorreios não mostra seu pedido e as compras ainda não chegaram

Quando você faz compras online, pode acompanhar onde está seu produto através do código de rastreio correios ou pela transportadora que vai levar a compra da loja até você.

Mas, o que fazer quando já passou do prazo de entrega e sua compra ainda não chegou, ou, quando esse código não funciona?

Para te ajudar nessa, preparamos um guia com as principais perguntas e respostas sobre como proceder quando o código de rastreio correios não funciona e você quer acompanhar o seu pedido. Vamos lá?

Antes de tudo: o que é exatamente um código de rastreio dos correios?

É um conjunto de algarismos ou letras que identifica o seu pedido e diz onde ele está, no percurso da loja até o endereço de entrega.

Existem dois tipos de códigos de rastreio: aquele oferecido pela transportadora e o código dos Correios. Tudo depende da forma de entrega disponibilizada pela loja e qual opção você escolheu.

A maioria das lojas entregam as compras aos clientes por meio de transportadoras terceirizadas. Nesse caso, a transportadora pode ou não disponibilizar um código de rastreio correios, que você recebe no seu e-mail ou fica descrito na própria seção de pedidos, no site da loja.

Ainda existem as entregas feitas pelos Correios, e nesse caso, você recebe um código de rastreio do próprio órgão para monitorar o pedido.

Outros estabelecimentos têm entrega própria, ou seja, não mandam suas compras pelos Correios ou transportadoras terceiras. Nesse caso, pode ser que não exista um código de rastreio. Mesmo assim, você acompanha a situação do seu pedido no próprio portal da loja, conferindo onde ele está.

O código de rastreio é uma informação que permite saber onde seu pedido está, no deslocamento de entrega. 

Como usar o código de rastreio correios?

Nos casos em que você recebe um código de rastreio da transportadora, geralmente o número chega por e-mail e também fica disponível no site da loja. Na maioria das vezes, basta clicar nesse algarismo – que está em forma de link – para ser direcionado à página com as informações de trajeto do pedido.

Para o código dos Correios, você também pode acessar pelo site da loja ou diretamente no site dos Correios e informar o código no espaço adequado.

O que fazer quando o código de rastreio correios não funciona?

A primeira coisa, é certificar-se de que você realmente recebeu um código de rastreio correios. Veja só: quando você compra pela internet recebe o número do seu pedido. Certo? Esse número não é o código de rastreio em si. Ele é a identificação da sua compra. Por meio do número do seu pedido, você tem acesso a todos os itens que adquiriu.

Depois que o seu pedido foi aprovado e a loja recebeu o seu pagamento, vai gerar a nota fiscal e mandar o produto para o setor de entregas. É nessa hora que o código de rastreio será gerado. Por fim, tudo depende do tipo de entrega: se é uma transportadora que trabalha com código ou, se é pelos Correios – e aí, tem código.

Então, se você recebeu o código de rastreio da transportadora ou dos Correios, mas não consegue acessá-los, pode tomar três medidas.

  • Se for um código de transportadora: geralmente, as lojas virtuais costumam ter atendimento online em tempo real para resolver eventuais problemas como esse, ou, um número de telefone disponível para você ligar. No portal da loja, acesse a área de “atendimento ao cliente”, “dúvidas”, “fale conosco” ou similares.

É importante ter o número do pedido em mãos. Você recebe esse número em seu e-mail, mas também pode verifica-lo na seção “meus pedidos”, “minhas compras” ou “meu carrinho”, dentro do site do lojista.

O profissional que atendê-lo pode oferecer diversas soluções, como verificar pelo sistema dele onde está o seu pedido ou fornecer um novo código, por exemplo.

  • Se for um código de rastreio correios: serve a mesma regra. Entre em contato com a loja para informar que o código não funciona – a equipe pode verificar o que houve, inclusive a possibilidade de erro de algarismo no código. Você também pode falar com os agentes dos Correios, aqui.
  • Verifique o prazo da entrega: se o seu pedido ainda está dentro do prazo de entrega e o código de rastreio dos correios não funciona, você também pode esperar até a data limite. Então, em caso de atraso, comunicar-se com o lojista.

É bastante comum que itens importados demorem algumas semanas para chegar, por isso nossa dica é que você não fique muito preocupado se a compra vem de outro país – é normal, já que passa por várias etapas até chegar em você.

Erros no código de rastreio podem ser verificado na loja em que você comprou seus produtos.

Comprei ganhando Dotz e meu produto não veio. E agora?

Se você fez a sua compra nas lojas parceiras pelo Ganhe Dotz Online, seus Dotz serão computados mesmo que o produto não chegue ou chegue atrasado.

Funciona assim:

Para comprar pela internet e ganhar Dotz, basta acessar a loja desejada pelo Ganhe Dotz Online e informar o seu CPF no início da navegação ou no fechamento da compra.

Você passa pelo nosso portal para que a gente possa computar seus Dotz. No entanto, toda a navegação e compra é feita diretamente no site da loja – a gente apenas te leva com segurança até lá.  E o que isso significa?

Significa que depois que você compra em nossos parceiros entrando nas lojas pelo Ganhe Dotz Online e colocando o seu CPF na compra, seus Dotz são automaticamente computados e você vai recebê-los em até 45 dias. Mas, todos os trâmites relacionados aos produtos comprados em si, inclusive o prazo de entrega dos itens, são responsabilidade do fornecedor.

Mas não se preocupe: nossas lojas parcerias são as maiores e mais famosas do Brasil e do mundo, elas têm credibilidade e podem te ajudar.

Se o seu produto ainda não chegou, faça o seguinte:

  • Certifique-se sobre o prazo de entrega: são dias corridos ou dias úteis? Se o prazo está em dias úteis, demora um pouco mais. Além disso, se o seu pedido vem do outro lado do mundo, é bastante normal que o prazo seja longo.
  • Confira se há algum aviso de tentativa de entrega na sua caixa de correspondência: será que tentaram entregar o seu produto e você não estava em casa? Nesse caso, os Correios deixam em seu endereço um informativo, em papel, registrando a tentativa de entrega. Geralmente, são três – na terceira, é preciso retirar pessoalmente na agência especificada na correspondência. As transportadoras a serviço das lojas também costumam deixar um aviso.
  • Entre em contato com a loja: se o prazo para a entrega se esgotou e não há nenhum aviso dos Correios ou da transportadora, entre em contato com o estabelecimento da compra. Eles vão dar um parecer de onde se encontra o seu pedido e você deve recebê-lo em algum momento. Caso tenha sido perdido, as lojas costumam mandar seu dinheiro de volta.

Se suas compras não chegaram e o prazo acabou, entre em contato com a loja.

Se meu produto chegou atrasado, perco os Dotz que ganhei?

Entenda como funcionas as entregas da Dotz

 

Se você comprou pelas lojas parceiras acessando-as pelo Ganhe Dotz Online e informou seu CPF quando solicitado, você garante seus Dotz assim que a compra for efetuada com a aprovação do pagamento.

Ou seja, se você seguiu esse simples procedimento de compra e a loja recebeu seu pagamento, seus Dotz estão garantidos independentemente do que acontecer com o pedido.